sábado, 21 de maio de 2016

IDH DA INDIA

Saúde

A Índia tem um sistema de saúde universal mantido pelos seus estados e territórios constituintes. A constituição cobra de cada estado “elevar o nível da nutrição e da qualidade de vida de seu povo e da melhoria da saúde pública como entre suas funções primárias”. Famílias indianas urbanas e rurais tendem a utilizar o setor médico privado com mais freqüência do que o setor público, como refletido em pesquisas.
42% das crianças indianas abaixo de três anos de idade são desnutridas, taxa maior que a encontrada em estatísticas da região subsaariana da
Àfrica, que é de 28%Embora a economia do país tenha crescido 50% entre 2001 e 2006, a taxa de desnutrição infantil caiu apenas 1%, ficando atrás de países com taxas de crescimento similares. A desnutrição impede o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, além de reduzir seus níveis de escolaridade e renda quando adultas. Estes danos irreversíveis resultam em uma menor produtividade para o país.

Educação 

 A educação no país é fornecida e mantida pelos setores público e privado, com controle e financiamento proveniente de três níveis de governo: central, estadual e local. Na cidade antiga de
Taxila foi encontrado o primeiro centro de ensino superior registrado da Índia, datado do século V a.C., mas é discutível se ele pode ser considerado uma universidade. A Universidade de Nalanda fundada em 470, foi o mais antigo sistema educacional universitário de todo o mundo, no sentido moderno de universidade
Vários artigos da constituição indiana classificam a educação como um direito fundamental O país tem feito progressos em aumentar a taxa de freqüência no ensino primário e na expansão da alfabetização para cerca de três quartos da população. A melhora no sistema de ensino indiano é freqüentemente citada como um dos principais contribuintes para o crescimento econômico do país nos últimos anos.
No entanto, o país continua a enfrentar severos desafios nessa área. Apesar do crescente investimento educacional, 25% de sua população ainda é analfabeta, apenas 15% dos estudantes indianos chegam à escola secundária e apenas 7% à pós-graduação. A qualidade da educação, seja no ensino fundamental ou no superior, é significativamente baixa em comparação com a das principais nações em desenvolvimento. 



Transporte públicos

Desde a liberalização econômica dos anos 1990, o desenvolvimento da infraestrutura no país progrediu a um ritmo rápido e hoje há uma grande variedade de meios de transporte por terra, água e ar. No entanto, o PIB per capita relativamente baixo da Índia fez com que o acesso a estes modos de transporte não tenha sido homogêneo. A penetração de veículos motorizados é baixa para os padrões internacionais, com apenas 103 milhões de carros nas estradas indianas. Além disso, apenas cerca de 10% dos lares do país possuem uma motocicleta.
 A demanda por infra-estrutura e serviços de transportes tem vindo a aumentar em cerca de 10% ao ano, já que a infra-estrutura atual é incapaz de atender às demandas econômicas crescentes. De acordo com estimativas de 2008 da Goldman Sachs, a Índia teria que gastar 1,7 trilhão de dólares em projetos de infra-estrutura ao longo da década seguinte para impulsionar seu crescimento econômico, do qual 500 bilhões de dólares estão orçados para serem gastos durante o Décimo Primeiro Plano Qüinqüenal.
A rede ferroviária indiana é uma das maiores do mundo (com 63 465 quilômetros de extensão ) e é o sistema mais utilizado do planeta,transportando 651 milhões de passageiros e mais de 921 milhões de toneladas de carga em 2011. O sistema ferroviário indiano, introduzido em 1853 pelos britânicos, é fornecido e mantido pela estatal 
Indian Railways, sob a supervisão do Ministério das Ferrovias.



Condições de vida

Em todo o mundo, pelo menos 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a banheiro, essas emitem 200 milhões de toneladas de fezes por ano que são jogadas ao ar livre, ou seja, fora de um lugar adequado.
O pior caso nesse sentido é a Índia, que possui o maior problema sanitário do mundo, aproximadamente 750 milhões de pessoas não têm acesso a banheiro e rede de esgoto.
Nesse país, a classe menos favorecida realiza o trabalho de coleta das fezes dispostas nas ruas e em outros lugares, essa prática é desempenhada por homens e mulheres. Os homens entram em bueiros onde estão acumuladas grandes quantidades de excremento humano e o trabalho é desenvolvido sem nenhum tipo de proteção, num lugar repleto de preservativos, absorventes e muitos outros materiais indesejáveis. As mulheres carregam sobre a cabeça cestos cheios de fezes, a situação ainda é mais precária nos períodos chuvosos, pois os excrementos escorrem pelo corpo daquela que os carrega.
A quantidade de excremento produzida pela população indiana supera a gerada pelas populações dos Estados Unidos, Indonésia e Brasil, se somada.
Em partes, a cultura indiana considera a higiene, pois é comum o banho, no entanto, vendem alimentos a poucos metros das valas onde encontram-se depositados os esgotos a céu aberto.
De acordo com essa situação que aparentemente não deveria acontecer, uma vez que estamos em pleno século XXI, eis alguns dados da realidade indiana



ECONOMIA

economia é a 10º maior economia do mundo. O PIB do país, em 2007, chegou à casa dos U$800 bilhões, com um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.
A economia indiana é a 2ª que mais cresce no mundo. Contudo, a desigualdade social 
no país, ao invés de diminuir, aumenta cada vez mais. O PIB per capita da população indiana, em 2007, foi de U$2,700. A taxa de inflação foi de 5,9% ao ano em 2007.
O principal responsável pelo crescimento econômico na Índia é o setor de serviços, embora seja o setor agrícola o responsável por 3 em cada 5 empregos no país. Contudo, o índice de desemprego na Índia foi de 7,2% em 2007.



Principais produções

Nos dias de hoje através de leituras e até mesmo pela oferta de produtos derivados do caju, leva-se a subentender que os principais produtos que são derivados do mesmo são: a castanha, suco e concentrados, caju in natura e o doce, no qual através do estudo talvez possamos comprovar através das respostas dos entrevistados sobre os principais produtos e derivados que os mesmos consomem, visto que, são consumidos por crianças e adultos. Nacionalmente as bebidas são embaladas em garrafas de vidro ou de plástico, são populares com famílias brasileiras e seu armazenamento é conveniente por não requerer refrigeração antes da sua utilização. Este tipo de embalagem possibilita seu transporte e comercialização em todo o território nacional. Os mesmos contêm Informações nutricionais o que torna necessária para que as famílias sejam orientadas com relação à ingestão do mesmo. Os elementos minerais reconhecidos como essenciais são comumente divididos entre microelementos (cálcio, fósforo, potássio, sódio, cloro, magnésio, enxofre) e micro-elementos (ferro, cobre, cobalto, manganês, zinco, iodo, flúor, molibdênio, selênio, cromo, silício), de acordo com as quantidades maiores ou menores em que são encontrados no organismo humano.  

Desenvolvimento 

A pesquisa foi elaborada a partir de fontes de dados disponibilizadas pela United Nations Development  - UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

O IDH varia de 0 a 1 considerando indicadores de longevidade (saúde), renda e educação. Quanto mais próximo de 0, pior é o desenvolvimento humano do município. Quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento do município.


exportação e  importação


As exportações principais da  Índia são petrolifera refinados ($53,9 Bilhões), MEDICAMENTOS EMBALADOS ($12,1 Bilhões), Jóias ($11,8 Bilhões), Arroz ($7,75 Bilhões) e Carros ($5,82 Bilhões), usando o 1992 revisão da classificação HS (Sistema Harmonizado). Seus principais importações são crud petrolifera($122 Bilhões), Ouro($31,1 Bilhões).
  



Índia - Geografia 8ª série - Luana Katy

  • NOME :RAYSSA e DANILO

    EXEXPORTAÇÃO E IMPORAÇÃOPORTAÇÃO E IMPORAÇÃO

3 comentários:

  1. Vinicius de Lima Rodes30 de maio de 2016 às 16:56

    Ficou bom, grandes textos muito bem explicados. Fiquei pensando que quase metade da porcentagem de crianças indianas até 3 anos são desnutridas!
    Muito bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto.
    Colocaram informações ótimas como da economia e a condições de vidas.
    Nossa 2,6 milhões de pessoas não tem acesso ao banheiro é muita gente.
    Mayara Galimberte

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.