quinta-feira, 8 de março de 2018

IDH - Espanha (Gustavo - 9º ANO)


IDH – Espanha 

Bom, neste texto eu vou explicar um pouco sobre o IDH da Espanha, falando sobre dados básicos, como a localização, população, capital, etc. Também irei falar sobre a educação, saúde, taxa de mortalidade e natalidade, economia e política.





Espanha


A Espanha está localizada na Europa na península Ibérica, fazendo fronteira com a França e o Portugal ela é banhada pelo oceano atlântico e pelo mar mediterrâneo, possuí uma área de 504.030 km² e aproximadamente 46,56 milhões de habitantes e sua capital é Madri.



O que é IDH?



IDH significa índice de desenvolvimento humano e é utilizado para indicar a qualidade de vida de um país sabendo se ele é ou não desenvolvido, este índice é medido de 0 a 1 e quanto mais próximo do 0 estiver menos desenvolvido será o país e qualidade de vida das pessoas seria ruim, quanto mais próximo do 1 melhor vai ser o país, pois a qualidade de vida das pessoas seriam boas.






A Espanha possui um IDH de 0,884 que é considerado um IDH muito alto, ocupando o 27° lugar no ranking mundial. Já o Brasil possui um IDH de 0,754 que é considerado um alto IDH, ele ocupa a posição de número 79 no ranking mundial, na América do Sul o Brasil fica atrás apenas para a Argentina, Chile, Venezuela e Uruguai.



Economia


A moeda da Espanha é o Euro e sua tecidos, calçados, alimentos industrializados, bebidas, produtos químicos, máquinas, metais, ferramentas e automóveis. A economia da Espanha está baseada nas indústrias e no turismo lá eles sofrem com um alto índice de desemprego devido a uma crise ocorrida em 2008.



PIB



PIB significa produto interno bruto que é a média da renda anual produzida pelo país. O da Espanha no ano de 2016 estava em torno de 1,69 trilhões de dólares em quanto o do Brasil nesse mesmo ano estava 1,233 trilhões de dólares








Educação



Na Espanha a educação é obrigatória dos 6 aos 16 anos de idade, lá existem três tipos de colégios, os públicos que são a maioria no país pois são mais frequentados e são pagos pelo governo, os particulares que são pagos pelos país e os concertados que são pagos 50% pelos país e 50% pelo governo. Cerca de 97,7% da população espanhola são alfabetizados.



Saúde



Na Espanha os hospitais públicos sustentados pelos impostos arrecadados da população e eles são bem mais utilizados do que os hospitais particulares pois além deles serem de graça eles possuem a mesma qualidade dos particulares, devido a isso a maioria das pessoas preferem utiliza-los.



Taxa de Mortalidade



A taxa de mortalidade foi medida a cada mil habitantes, ou seja, no caso da Espanha a cada mil habitantes 9,1 morrem que é considerado uma taxa alta para um país desenvolvido já no caso do Brasil a cada mil habitantes 6,6 morrem que é considerado uma taxa não tão ruim.






Taxa de Natalidade



A taxa de natalidade também foi media a cada mil habitantes assim como a taxa de mortalidade, em 2016 a taxa da de mortalidade da Espanha e do Brasil caíram muito ficando com 9,64 nascimentos por mil habitantes no caso do Brasil, já a Espanha apresenta uma taxa de 9,1 nascimentos por mil habitantes.






Expectativa de vida ao nascer



Para medir a expectativa de vida ao nascer é preciso tirar uma média do quanto cada pessoa vive, a expectativa do Brasil no ano de 2016 é de aproximadamente de 72 anos, muito menor da expectativa da Espanha que é de aproximadamente 82 anos, ou seja, quase 10 anos de diferença.






Política




A política da Espanha é dividida em três poderes o legislativo que é responsável pela criação das leis, o executivo que é responsável pela execução das leis e pelo judiciário que é responsável pela administração da justiça a sociedade.



Gustavo – 9° ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.