terça-feira, 14 de abril de 2015

A IMPORTÂNCIA DAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS


                                                     Escrito por  Carlos, Caroline, Letícia e Leonardo - 6º ano

        Os  lugares  por  onde  passamos  e conhecemos  não  existem  por  acaso. Eles  foram construídos pela sociedade, utilizando recursos extraídos da natureza (por exemplo: a madeira, ferro, pedras, carvão etc. Esse  processo  de  transformação  contínuo  do espaço geográfico teve  início  com próprio desenvolvimento da humanidade, desde os primórdios até os dias de hoje.
      A arqueologia tem estudos que  indicam  que  ancestrais  do  ser  humano  moderno começaram  a  praticar  a  agricultura  há  aproximadamente  10 mil  anos. Como estudado no Primeiro Bimestre,  a agricultura contribuiu para o surgimento das cidades, porém, desde sempre, nossos  ancestrais  viviam  basicamente  do  que  a  natureza  lhes fornecia,por meio de caça, com instrumentos bastante rudimentares,  da  coleta  de  vegetais  e  da  pesca... Ou seja, o homem sempre alterou o seu espaço, porém, com o tempo, essa exploração se intensificou.
     Para nos localizarmos neste espaço geográfico, utilizamos o sistema de Coordenadas Geográficas. As Coordenadas Geográficas são compostas por paralelos e meridianos: os paralelos são linhas imaginárias que circundam a Terra e o paralelo que divide a Terra em dois hemisférios (Sul e Norte) é chamado de Linha do Equador. Já os meridianos são linhas imaginárias que cortam de norte a sul a Terra, sendo que o principal meridiano é o Meridiano de Greenwich. Veja a imagem abaixo:

Fonte: www.cienciaviva.pt


        Para localizarmos qualquer ponto da superfície terrestre, precisamos saber com exatidão o grau da latitude e da longitude. Latitude é a distância em graus de um ponto até a Linha do Equador. Longitude é a distância em graus de um ponto até o Meridiano de Greenwich. Além do grau da latitude e da longitude, precisamos apontar a direção (norte ou sul - para latitude - e leste ou oeste - para longitude). 
Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais são essenciais para a localização geográfica- Fonte: www.geografia7.com
          As  coordenadas  geográficas  são  um  sistema  de  linhas  imaginarias  traçadas  sobre  o mundo. Elas são muito importantes para uma localização precisa. Hoje em dia, temos aparelhos muito modernos que nos indicam as coordenadas de qualquer lugar do mundo como o GPS e o site Google Maps.

O sistema de busca do Google Maps também utiliza as Coordenadas Geográficas - Fonte: www.googlemaps.com.br

Assista agora este vídeo das coordenadas geográficas: 




Referências bibliográficas:

Apostila Positivo de Geografia. Páginas 5 e 6 (Primeiro Bimestre)
Como viajar na Terra sem nos perdermos. Disponível em http://www.cienciaviva.pt/equinocio/lat_long/cap4.asp. Acesso em 12 de abril de 2015.
www.googlemaps.com.br
www.youtube.com.br



33 comentários:

  1. Gostei muito do texto, achei que ele tem informações importantes que é muito legal nós sabermos, e que as imagens e, principalmente, o vídeo fizeram com que a leitura não ficasse cansativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, seu comentário foi duplicado, vou excluir um.
      Obrigada por participar, porém quais informações você acha que são importantes? Fique à vontade para opinar livremente ;D ~~ Profª Carina

      Excluir
    2. Ficou otimo,agente ja tinha estudado esse tema,vcs explicaram muito bem,estao de parabens,(karine6ano)

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Amei as citações abordadas na página ajudou bastante no trabalho que tenho que realizar!!!Agradeço por esclarecer a importância das coordenas:)

      Excluir
  2. ''Vou ter que'' concordar com o Anderson gostei do texto e é bem importante nós sabermos sobre, gostei das imagens e do vídeo muito bom parabéns para todos os que participaram do texto muito bem!

    Grata;
    Danielle. J.

    ResponderExcluir
  3. Além que a Latitude e a Longitude, foram que eu já estudei e não lembrava, eu achei que este texto com as informações sobre Latitude e Longitude, e as Linhas Imaginárias me fizeram lembrar. Obrigado por me lembrar rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do texto que me fez lembrar de coisas que sobre as coordenadas que eu tinha esquecido, também gostei muito das imagens e do texto

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do texto que me fez lembrar de coisas que sobre as coordenadas que eu tinha esquecido, também gostei muito das imagens e do texto

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o Texto principalmente a parte em que vocês falam da Longitude e Latitude, e eu não sabia que Longitude era refente a Leste e Oeste

    Guilherme

    ResponderExcluir
  7. Eu também concordo com o Anderson, gostei bastante do texto, e é bem importante sabermos o que estamos lendo, e o tema que estão abordando , a estrutura do texto ficou bem formadinha, e parabéns a todos que fizeram o texto!

    ResponderExcluir
  8. Está ótimo!!! Esta de acordo com que estudamos e bem legal!!!!

    =D =D =D =D =D =D =D =D =D =D =D

    ResponderExcluir
  9. Achei o texto muito bom,pois lembei de várias coisas que tinha estudado porém esquecido.As imagens colocadas também me fez lembrar de muitas coisas e são bem coerentes com a matéria abordada e é importante deixar bem claro que é muito bom sabermos o que estamos lendo como disse o Anderson. Mariana 7º ano.

    ResponderExcluir
  10. Achei o texto muito bom,pois lembei de várias coisas que tinha estudado porém esquecido.As imagens colocadas também me fez lembrar de muitas coisas e são bem coerentes com a matéria abordada e é importante deixar bem claro que é muito bom sabermos o que estamos lendo como disse o Anderson. Mariana 7º ano.

    ResponderExcluir
  11. O texto esta fácil de entender, com bastante informação importante como a latitude e a longitude

    ResponderExcluir
  12. O texto esta ótimo as informações esta muito bem detalhadas estão de parabéns

    ResponderExcluir
  13. o texto está ótimo ,está de acordo com que estudamos tem informações muito importantes, muito legal parabéns

    ResponderExcluir
  14. Vinicius de Lima Rodes21 de abril de 2015 às 22:40

    O texto está otimo , as imagens e videos estao com as fontes e tudo esta bem esplicado

    ResponderExcluir
  15. Eu intendi que a latitude e a longitude esta no nosso dia a dia (Pedro Henrique Almeida 6 ano)

    ResponderExcluir
  16. O texto está muito bom, as imagens estão bem escolhidas e o vídeo é bem explicado, pra que podemos entender.Muito bom
    Karilene Ferreira

    ResponderExcluir
  17. O texto está muito bom, as imagens estão bem escolhidas e o vídeo é bem explicado, pra que podemos entender.Muito bom
    Karilene Ferreira

    ResponderExcluir
  18. O texto nos leva a conclusão que que o homem evoluiu suas habilidades e que tem dois hemisférios que são morte e Sul também nos traz informações sobre a linha do Equador e a linha de greenwch

    ResponderExcluir
  19. O texto ficou muito bom. Deu para intender que se não tivesse a linha do equador não daria para se localizar se é norte e sul ou qualquer outra região do mundo
    chayenne 8 ano

    ResponderExcluir
  20. O texto fala sobre, as coordenadas geográficas que são linhas imaginarias pelo mundo, essas linhas nos dão a localização precisa de qualquer local.
    Também nos trás as informações do que são as latitudes e longitude. Sobre as linhas paralelas e as meridianas

    ResponderExcluir
  21. O texto fala sobre, as coordenadas geográficas que são linhas imaginarias pelo mundo, essas linhas nos dão a localização precisa de qualquer local.
    Também nos trás as informações do que são as latitudes e longitude. Sobre as linhas paralelas e as meridianas

    ResponderExcluir
  22. O texto estão fácil de se entender, não tem palavra difícil o texto faz sentido com o tema em nenhum momento foge do assunto, gostei da rosa dos ventos que colocaram e o assunto tratado. Parabéns mesmo
    Pedro Henrique : 8:ANO

    ResponderExcluir
  23. Texto bom de se ler pois ele fala sobre as coordenadas geográficas,que são linhas imaginarias que ficam redor do mundo.E nos mostra todos os lugares.

    ResponderExcluir
  24. as coordenadas são linhas imaginarias que traças sobre o mundo e da para saber os lugares que nós vamos todos os dias.
    aluno:Gabriel Sukonis - 6 ano

    ResponderExcluir
  25. Vinicius de Lima Rodes23 de abril de 2015 às 07:26

    Muito bom o texto bem explicado, os desenhos são bem visíveis, gostei da parte que fala do começo, de como descobriram a agricultura, acho legal sabermos como tudo começou. E mostra que a agricultura foi importante para aumentar as cidades.

    ResponderExcluir
  26. O texto é muito bom,que se trata sobre as coordenadas geográficas que são muito usadas nos dias atuais .As imagens e videos são muito legais e ajudam a compreender.

    ResponderExcluir
  27. O texto ficou bem explicado.
    Parabéns, o texto ficou muito bom!!!

    =D Carol - 6º ano=D

    ResponderExcluir
  28. No paragrafo que vocês falaram sobre a longitude,ficou claro a mensagem que queriam passar e no video também parabéns a todos.
    Mariana 7º ano.

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.