quarta-feira, 21 de novembro de 2018

SOBRE O FILME "HOTEL RUANDA"

Por Beatriz Yasmim, Gabriel Sukonis e Vinicius Rodes - 9º ano

     O filme “Hotel Ruanda” conta a história de Paul Rusesabagina, o gerente do Hotel Milles Collines, que ajudou cerca de 1200 pessoas no chamado “Genocídio em Ruanda”.Tal conflito é assim chamado, pois aproximadamente um milhão de habitantes locais foram assassinados por causa de uma rixa entre duas etnias: os hutus e os tutsis. Conforme explicado no filme, esses dois grupos eram diferenciados por tais características: os hutus tinham o nariz maior e a pele mais escura; e os tutsis tinham o nariz mais fino e a pele mais clara.
Essa rivalidade vem desde o século XIX com o imperialismo, quando alguns países foram atrás de desenvolver suas indústrias, sendo seu principal fornecedor de matéria prima o continente africano. A Bélgica foi responsável por colonizar Ruanda. Para ajudar no governo, os belgas deram o poder para os tutsis (mesmo eles sendo a minoria); e, depois, quando tiveram que sair do local, passaram o poder para os hutus, que foram desprezados enquanto eram comandados pela outra etnia.
Cartaz do filme “Hotel Ruanda” (2015)
As várias mortes que ocorrem no filme começam em abril de 1994, quando os presidentes hutus de Ruanda e Burundi, país vizinho, são assassinados em um ataque aéreo, cujo os causadores foram tutsis. Eles estavam indo assinar um tratado de paz entre as duas etnias, mas, infelizmente, não conseguiram. Para os hutus, aquilo foi a gota d’água. A matança por facões e machados durou cerca de 100 dias, e só não acabou antes pois a ONU foi impedida de interferir no conflito. De acordo com uma passagem do filme onde Paul liga para um dos belgas donos do hotel, Ruanda não valia um voto de nenhum país europeu. Puro racismo, não é? 

Armas usadas pelos hutus no filme.

O gerente do hotel tem grande importância no contexto, pois, além de salvar a vida de várias pessoas, ele era um hutu que fez tudo o que pode para proteger os tutsis, como sua mulher e filhos. Foi chamado de traidor, barata (“apelido” dado aos tutsis), foi ameaçado, presenciou coisas horrendas feitas pelos rebeldes de sua etnia, mas, ainda assim, Paul saiu vivo e junto dele veio a grande maioria dos hospedados tutsis e hutus.
Esse foi um resumo básico do filme, mas mesmo assim, nada te impede de assistir ao filme ou buscar mais informações sobre esse fato, não é?
Cenas do filme “Hotel Ruanda”.
Ainda, se quiser obter mais informações, porém não sendo textos na internet, você pode assistir a esse vídeo:

Deixe seu comentário abaixo! Obrigado.

😀😉

Um comentário:

  1. Muito bom, parabéns aos alunos. Além de ser um resumo claro, nos dá a vontade de assistir o filme, com certeza irei procurar mais sobre o filme, <3

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.