terça-feira, 5 de maio de 2015

A POPULAÇÃO EUROPEIA: DIFERENTES NÍVEIS DE IDH E BAIXA NATALIDADE


Escrito por Juan Sebatian, Luis Felipe e Matheus Sukonis


Segundo o site Brasil Escola, a Organização das Nações Unidas (ONU), para analisar o nível de desenvolvimento social de um país, utiliza como critério o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Tal índice consiste na média obtida através da análise de três fatores, conforme descrito abaixo:

  • Renda Nacional Bruta (RNB), Per capita (calculado com base na paridade de poder de compra - PCC);
  • Grau de escolaridade das pessoas (média de anos de estudo da população adulta e número esperado de anos de estudos.);
  • Expectativa de vida da população (esperança de vida ao nascer).
 
Os valores do IDH variam de 0 a 1 sendo:

  • Países ricos possuem IDH próximo a 1 e/ou;
  • Nações em desenvolvimento apresentam IDH mais próximo de 0.
 
O continente Europeu é o que possui a maior quantidade de países entre os primeiros nas medições de Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, esse fato é consequência de planejamento e altos investimentos na área social durante décadas.
A seguir ilustraremos lista dos 10 países europeus ordenada por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como incluída no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2014 do programa das nações- IDH unidas para desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU), com base em dados de 2013 e publicada no dia 24 de julho de 2014.

De acordo com o site DW, todos os países Europeus apresentam taxa de natalidade baixa demais para manter seu atual nível populacional. Isso ocorre porque três quartos da polução Europeia vivem em países cuja taxa de natalidade média é abaixo de 1,5 filho por mulher.
Por isso verifica-se uma baixa taxa de natalidade na Europa, conforme quadro a seguir:
Fonte: https://sites.google.com/site/1orfa20112014/a-integracao-no-espaco-europeu/populacao-da-europa/taxas-de-natlidade-e-mortalidade-na-europa

Igual
 

Caiu
 

Subiu
 
 

As principais causas da baixa natalidade são: modernização das sociedades, melhoria do nível de vida e maior preocupação com a educação dos filhos, entrada das mulheres no mercado de trabalho, desejo de realização pessoal e profissional dos casais, planejamento familiar e generalização do uso de contraceptivos.
Um dos principais fatores para a redução do nível de nascimentos leva-se ao fato das pessoas focarem suas vidas na formação profissional, deixando de lado a família, filhos, etc. Ainda segundo o site DW, a crescente inclusão feminina no mercado de trabalho que foi e está sendo apontada como um dos fatores para o adiamento da constituição familiar, devido à incompatibilidade entre carreira e família.

17 comentários:

  1. Vinicius de Lima Rodes5 de maio de 2015 às 17:10

    Texto com bastante conteúdo e bem explicado,o que me chamou atenção é que nos países da Europa é controlado o índice de natalidade, diferente do Brasil, com esse controle como diz o texto, conseguem ter um bom planejamento na área social.

    ResponderExcluir
  2. Eu intendi que as principais causas da baixa natalidade são modernização das sociedades(Pedro Henrique Almeida 6 ano)

    ResponderExcluir
  3. bom ficou bem explicado e tambem entendi bem um dos principais fatores

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bem explicado,tem muitas imformacoes,parabens(karine raquel,6ano

    ResponderExcluir
  5. O texto está muito bom da para entender bastante coisa, mas o que me chamou mais a atenção foi que na Europa tem uma quantidade maior de países entre os continentes.

    ResponderExcluir
  6. O texto está muito bom da para entender bastante coisa, mas o que me chamou mais a atenção foi que na Europa tem uma quantidade maior de países entre os continentes.

    ResponderExcluir
  7. O texto ficou bem explicado.
    Parabéns, o texto ficou muito bom!!!

    =D Carol - 6º ano=D

    ResponderExcluir
  8. Aqui a natalidade é alta, e lá a natalidade é baixa..... o_O

    Mas o texto está muito bom! Parabéns!!!!!!!!!!!!

    =D Bia Yasmim - 6º ano =D

    ResponderExcluir
  9. o IDH é fundamental para um pais e com a educação para toda a população, tanto como a natalidade de um povo e vários outros conceitos básicos
    muito bom o texto parabéns
    Chayenne 8 ano

    ResponderExcluir
  10. Achei que o texto ficou bom, mas vocês poderiam colocar mais informações sobre a Europa e colocar alguns gráficos, porém gostei da parte de algumas características do IDH

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi tudo, sobre o IDH e a natalidade. Gostei bastante do texto, super legal.

    ResponderExcluir
  12. Muito legal o que vocês colocaram sobre a natalidade, por que querendo ou não faz parte do desenvolvimento humano muito bom os gráficos parabéns

    Guilherme 9°ano

    ResponderExcluir
  13. O texto ficou muito bom, da para entender perfeitamente, uma coisa muito legal que colocaram foi as tabelas de natalidade, mortalidade e a taxa de crescimento migratório

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, parabéns Matheus e Sebastian fiquei sabendo que vocês que fizeram os graficos e é "treta" sei disso kkkkk; mas adorei.
    Danee J.

    ResponderExcluir
  15. Legal entendi que a natalidade da Europa é pequena pois tem que manter o seu atual nivel populacional
    (Letícia Quirino) 6ºano

    ResponderExcluir
  16. Gostei do texto e achei interessante a parte que fala que uma das principais causas da redução do nível de nascimento, acontecem devido as pessoas focarem só no trabalho

    Gustavo 6º ano

    ResponderExcluir
  17. Beatriz carvalho 6º ano22 de junho de 2015 às 21:20

    Bom o texto ficou bem explicado deu para entender bastante.O que me chamou atenção foi que o continente europeu é o que possui maior quantidade de países entre eles , e que representa taxa de nacionalidade mais baixa para manter nível atual populacional.
    Parabéns a todos que colaboram com o texto .

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.