terça-feira, 21 de março de 2017

O Irã e a Energia Nuclear (Vinícius - 8º ano)





       O Irã fica no Oriente Médio, e a maior parte do planeta se preocupa com o desenvolvimento nuclear deles. O país tem muitos planaltos, com montanhas em volta, e algumas delas com vulcões. No centro do país existem dois desertos, o Dasht-e-kavir e o Dasht-e-Lut. No país encontra-se dois tipos de clima, o árido subtropical e o subtropical de altitude. Os iranianos produzem milho, arroz, uvas, bananas, entre outros alimentos, também criam alguns animais como ovinos, caprinos e camelos.
       A tecnologia nuclear é usada para a sociedade e para motivos de guerra, como armas nucleares, mas apenas alguns países podem criar esses equipamentos por haver um tratado que tem como objetivo impedir o mau uso da tecnologia nuclear, o tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), criado em 1967. Daqui alguns anos o Irã não poderá fabricar ou usar esses equipamentos.

       O Irã começou a criar equipamentos nucleares no século XX com os Estados Unidos, mas no fim dos anos 70 esse acordo acabou. Na década de 90 o Irã começou um novo acordo com a Rússia e aprimorou a sua tecnologia nuclear.

       Mahmoud Ahmadinejad, quando era presidente do país, disse que o Irã tem que ter o direito de usar a sua tecnologia nuclear e não à usa para prejudicar outras pessoas. O Irã diz que parte do ocidente tenta impedir que o seu desenvolvimento nuclear flua, porque acham que o Irã trabalha em um plano de criação de uma bomba. Com isso parte do Ocidente fala que não tem confiança no Irã e querem que esse país não tenha mais nenhum acesso a equipamentos nucleares.

       A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) seguiu a ideia da ONU (Organização das Nações Unidas), de ter leis que cancele o Irã de usar sua tecnologia nuclear. Isso pode causar um desequilíbrio na economia, pois o Irã faz muito petróleo e pode-se aumentar o seu preço,
 Outros políticos iranianos, como Manouchehr Mottaki dizem que a tecnologia nuclear do Irã não irá parar por ações da ONU e pede para outras pessoas ajudarem com esse projeto.

       Na Usina de Energia Nuclear o urânio enriquecido pode ser usado como combustível. O Irã não tem confiança em outros países para ajudá-los com esse processo de enriquecimento de urânio, para abastecer as usinas e dizem que querem aumentar as suas formas de energias.

       Três países da União Européia fizeram acordos com o Irã e faz pouco tempo que esse acordo acabou. Esses acordos ajudavam a manter as tecnologias nucleares iranianas apenas para motivos pacíficos. Depois desse rompimento de acordos, esses países da União Européia ainda tentaram ajudar o país.

Também assista esse vídeo, ele explica muito bem o tema!!!



                                           https://www.youtube.com/watch?v=s2OjygavDjQ


Referências Bibliográficas: 

WWW.brasilescola.uol.com.br/geografia/o-programa-nuclear-ira.htm

www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/diversos/questao_nuclear_iraniana

www.brasilescola.uol.com.br/geografia/ira.htm

FEITO POR : VINICIUS DE LIMA RODES, 8ºANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.