quinta-feira, 23 de março de 2017

Filme - O Grande Ditador ( Arthur e Anderson) - 9º Ano

A Primeira Grande Guerra Mundial foi marcada por sofrimentos de civis que padeceram com a crise durante e depois das batalhas, além de soldados e pessoas  mortas por tropas não amigas, infelizmente tudo o que aconteceu foi consequência da disputa de território de potências que na época estavam em busca de matéria-prima, mão-de-obra e mercado consumidor.
O filme O Grande Ditador, estadunidense de 1940, relata acontecimentos sobre a guerra e demonstram de maneira engraçada a realidade daquela época. Nesta obra, o ator Charlie Chaplin interpreta dois personagens idênticos, porém em situações opostas: o primeiro Adenoid Hynkel, o grande ditador da Tomânia, que é um homem preconceituoso onde idealiza que só existiria mundo utópico sem negros e judeus. Já o outro é um barbeiro de judeus de nome Carlitos, que esteve presente na guerra e sofreu um acidente ajudando um amigo de Hynkel. Este é um personagem totalmente atrapalhado como a maioria dos personagens de Chaplin.

 Personagem Carlitos

Personagem Adenoid Hynkel

O filme mostra também os armamentos nunca usados antes em outras guerras. Neste sentido, o personagem Carlitos sofre um acidente em uma batalha, pois não sabia usar os equipamentos e armamentos utilizados e se perdia a cada ordem do comandante.
Apesar de Charlie Chaplin interpretar dois personagens no filme, não conseguimos enxergar ou confundir os dois personagens, são dois personagens totalmente distintos um do outro, mais isso é essencial para o final do filme, é bom ressaltar que apesar de ser um filme dramático a comédia de Chaplin continua de forma falada, não é um filme mudo como alguns outros filmes dele. O Grande Ditador é, ao mesmo tempo, uma das melhores comédias de Chaplin e um manifesto pacifista.


Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charlie Chaplin, Jack Oakie, Paulette Goddard 
Gênero Comédia
Nacionalidade EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.