segunda-feira, 23 de maio de 2016

Bollywood, Dança e Música Indiana

No mundo há vários países que anteriormente foram colonizados por potências do século passado e que lutaram e até hoje lutam pela sua independência e autonomia. Na Índia, a população lutou muito para conseguir sua independência com ajuda do líder político e religioso Mahatma Gandhi, um dos lemas dele foi  a Não – Violência, e sem usar a violência eles conseguiram ser independentes. A Indústria de cinema da Índia, Bollywood ajudou muito a criar uma identidade nacional após a independência, através dos temas que exaltava nos filmes.               
Mahatma Gandhi

Na década de 70 o cinema mostrou a insatisfação da população com o governo corrupto, através de filmes que exaltavam a violência e o crime. Já em 1990, quando veio a liberalização econômica o país começou a crescer 8,5% ao ano em média e Bollywood cresceu ainda mais. Hoje a Índia produz 1 000 filmes por ano, em 20 línguas faladas no país, contra 650 dos EUA. Em 2004, o número de espectadores de filmes de Bollywood alcançou 3,8 bilhões, ultrapassando pela primeira vez o público de Hollywood, formado por 3,6 bilhões de pessoas segundo a revista Superinteressante.                                                            
Personagens de Bollywood

Os filmes de Bollywood duram cerca de 3 horas e sempre tem um herói ou heroína que dão uma característica dramática ao filme. Muitos arriscam a dizer que os filmes têm uma pitadinha da novela brasileira. Outra característica é que nos filmes nunca são mostrados beijos, referências homossexuais, violência contra mulheres ou problemas sociais baseados na realidade. A Dança também entra nos filmes e muitos dos atores sabem dançar muito bem.                                                                                                                     Na Índia, a dança clássica surgiu em meio aos devadasis, bailarinos que dançavam no interior dos templos. Eles eram levados ainda pequenos pelos pais e desde criança dedicavam sua existência ao culto do deus Shiva. A partir de então, as dançarinas se tornavam esposas da divindade. O Natya Shastra conta como a dança e o teatro. Natya significa poesia, dança ou música e Shastra significa escritura. Em cada região indiana surgiram diferentes versões de danças da Índia, preservando, porém as mesmas leis registradas no Natya Shastra.                                                                                              

Dança Indiana

A definição da dança e a aplicação dela é dividida em 4 partes. A primeira parte fala sobre a ação corporal (Angika Abhinaya); A segunda parte denomina-se Vachika Abhinaya, o texto falado ou cantado. A terceira parte, Aharya Abhinaya, fala do vestuário, ornamentos, maquiagem e cenários. E a quarta parte fala sobre os estados emocionais (Satvika Abhinaya).                       
A dança está presente na vida dos indianos à milênios e faz partes dos filmes a muito tempo. Assim nasceu o estilo Bollywood, com uma mistura de danças clássicas e folclóricas, e em seguida veio a influência de danças ocidentais, como o hip hop, ballet, jazz, dança de salão, etc.                                                          
Já a música da Índia tem origens ancestrais, mais ou menos seis mil anos atrás. Os arianos, que são da parte asiática dos indos – europeus, levaram ritos e conhecimentos, que compõem as escrituras sagradas do hinduísmo até hoje. O padrão musical unia a música verbal, conhecida como 'gita', a parte do instrumento, 'vadya' e a coreografia interpretativa, chamada 'nrtya'. O budismo contribuiu espalhando esse tipo de música pelo Tibet, China, Coréia, Japão e alguns outros países.                      


 Apresentação Musical Indiana

A concepção indiana reflete diretamente na visão musical, na criação das escalas, na divisão das oitavas, na instituição dos intervalos e no tecer das melodias. Seu sistema melódico atual baseia-se no RAGAS - composto por 5, 6, ou 7 notas ligadas às estações sazonais. Os principais instrumentos das músicas indianas são o sitar, a vina, a flauta de bisel e as tablas.                                                                                                                                 Um dos instrumentos citados a cima foi Sitar que veio da música hindu e foi muito estimado pelos Beatles. O membro da banda George ouviu aquele som diferente, um tanto estranho e se apaixonou. Após o grupo fazer uma viagem a Índia eles compraram algumas peças e inclusive usaram muitas, mas o melhor instrumento foi o Sitar tocado por George na música Norwegian Wood.
Sitar ou Cítarra
             Música Norwegian Wood dos Beatles: https://youtu.be/Gz9K9sE1voY
          


6 comentários:

  1. Vinicius de Lima Rodes30 de maio de 2016 às 20:19

    Ficou bom !!
    Que filmes demorados em...
    Gostei de saber que a música indiana chega de idade de até 6 mil anos!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O que me chamou atenção foi saber que os Beatles instimavam esses instrumentos e foi bom conhecer esses instrumentos que eu não sabia que existia.
    Mayara Galimberte 6ano

    ResponderExcluir
  3. Thomas e Arthur nao tenho nada a fala ficou ótimo amei serio, os videos sem comentarios é muito boom a parabéns pelo trabalho amei

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de uma coisa as musicas indianas é muito boa e a dança tbm adoro rs

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de uma coisa as musicas indianas é muito boa e a dança tbm adoro rs

    ResponderExcluir
  6. Thomas e Arthur nao tenho nada a fala ficou ótimo amei serio, os videos sem comentarios é muito boom a parabéns pelo trabalho amei

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.