Olá, pessoal!
Começamos este ano com uma publicação da nossa Orientadora Pedagógica, a Vivian, que desenvolveu um trabalho sobre bullying com o 6º ano. Abaixo o texto dela:
A aluna Helen entendeu que “bullying é quando alguém machuca ou humilha constantemente outra pessoa”.
Começamos este ano com uma publicação da nossa Orientadora Pedagógica, a Vivian, que desenvolveu um trabalho sobre bullying com o 6º ano. Abaixo o texto dela:
BULLYING
Por Vivian Henriques
Esta publicação é uma junção de parte dos trabalhos sobre bullying desenvolvidos pelos alunos do 6º ano.
Eu, Vivian (orientadora educacional), gostaria de dar as boas vindas aos alunos do 6º ano ao blog e dizer que fiquei muito contente com as pesquisas apresentadas por todos.
Foi proposto aos alunos pesquisarem: o que é bullying?
Além da pesquisa os alunos também debateram sobre as conseqüências, falaram sobre o que já presenciaram e as atitudes que podemos tomar em caso de passar por este tipo de situação.
Assinamos também uma campanha e assistimos aos vídeos da Cartoon Networks: “Chega de Bullying”.
Vamos agora ás contribuições dos alunos:
A aluna Helen entendeu que “bullying é quando alguém machuca ou humilha constantemente outra pessoa”.
A Emily acrescenta dizendo: “o termo Bullying tem origem na palavra inglesa Bully que significa valentão ou brigão.”
Já o Kauã Gomes comenta “Bullying é quando uma pessoa usa as características de outra para ofendê-la ou ridicularizá-la.”
A Amanda informa que “Atualmente o bullying é reconhecido como problema nas escolas e com conseqüências graves tanto para o agressor quanto para a vitima.”
O Luis Fernando e o Kauan acrescentam: “A pessoa que sofre bullying tem, medo, vergonha, falta de apetite, acaba isolando se e pode querer abandonar a escola.”
Na pesquisa apresentada pela Laura ela destaca que há muitos tipos de Bullying:
O verbal: xingar, insultar,colocar apelidos pejorativos, fazer piadas ofensivas.
O Físico: Bater, empurrar, furtar pertences da vitima, atirar objetos contra a vítima.
Psicológico e moral: humilhar, excluir, discriminar, aterrorizar, chantagear, perseguir, fazer fofocas ou mexericos e violentar.
A turma também se lembrou do CYBERBULLYING que são agressões, difamações feitas por meio das redes sociais.
A Geovana nos trouxe as conseqüências do bullying para a vítima: “A criança e adolescente que sofre bullying chora constantemente por raiva e tristeza, no seu dia a dia manifesta medo, angustia e insegurança, desvalorizando suas qualidades. Também deixa o aluno com dificuldade de concentração para estudar desinteresse pela escola e podendo levar ao baixo desempenho escolar e por fim pode levar á alterações físicas, como dificuldade para dormir e comer e o uso de álcool e drogas.
O Pedro Henrique lembra que existem diferenças entre o bullying praticado por meninos e meninas.
As ações praticadas por meninos são mais agressivas e mais fáceis de identificar. Já com as meninas é mais discreto, pois são fofocas, olhares e exclusão. As meninas dificilmente dizem por que fazem e as vítimas não sabem o motivo e sentem se culpadas.
A Isabela, a Mayara V. e a Gabriela M. nos trouxeram uma imagem ilustrando bem o ciclo do bullying:
A Mayara Galimberte e Gabriela Camargo ressaltam que o Bullying é um problema mundial e a maior parte das agressões ocorre longe da visão dos adultos. E que as vitimas podem levar esses traumas ao longo de suas vidas como problemas de relacionamento, agressividade e baixa auto-estima. A família do agressor também pode ter que responder junto ao agressor judicialmente, já que o bullying coloca em risco a integridade física e mental da vitima.
Os alunos também convidam a todos para
assinar campanha contra o Bullying no site do Cartoon Networks: CHEGA DE BULLYING!
ASSINE AQUI!
O 6º ano! |
Deixe seu comentário abaixo,
Obrigada! ;)
Parabéns 6º ano!
ResponderExcluirAbraços, Natalia- Coordenação Pedagógica.
Adorei, essa trabalho é muito importante e todas as escolas deveriam desenvolver algo parecido. A conscientização de que a agressão, seja ela verbal, física, psicológica, pode trazer consequências terríveis, tanto para quem pratica como para vítima.
ResponderExcluirParabéns aos alunos do 6º ano e a Coordenadora.
Fico feliz que minha educação esta sendo complementada na escola.
Ficou muito bom, parabéns! :D
ResponderExcluiradorei nosso trabalho e trabalhamos tanto para fazer esse trabalho
ResponderExcluiradoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei!
ResponderExcluirja fiz bullying com pessoas hoje muito amigas minhas. me arrependo de tudo pois sei como a vitima se sente, pois já fui uma. concordo com tudo no texto e parabéns sexto ano!!
ResponderExcluirParabéns á todos os alunos pela dedicação e fico realmente feliz em ver tão boas produções.
ResponderExcluirEstou orgulhosa de vocês!!!
Muito bem, fala certamente de como é o bullying, o ciclo, está bem explicado, parabéns...
ResponderExcluirFicou ótimo o nosso trabalho
ResponderExcluirEsse texto mostra as consequencias e o que é o bullying .
Mayara Galimberte 6º ano