Este blog foi criado pelos alunos do Colégio Interativo para discutir os temas abordados em sala de aula e do interesse dos nossos estudantes.
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
EXPOSIÇÃO: "APRENDENDO COM ANNE FRANK" NO SENAC PENHA - VISITA DO 9º ANO
Olá pessoal. Eu sou Francisco Rolin do 9º ano e nós estamos aqui postando um relato sobre a nossa à exposição da Anne Frank para vocês, que fizemos no dia 23 de setembro.
Todo mundo animado para chegar à Exposição!
A Segunda Guerra Mundial foi causado pelo Nazismo, que estava se expandindo, e que tinha como objetivo de reerguer a economia da Alemanha. Mas o Nazismo foi caracterizado pela exterminação dos judeus nos campos de concentração, liderado Adolf Hitler que estava no poder. No campo de concentração, muitos judeus sofriam de fome, morriam de doenças e até não tinham como tomar banho.
Painel sobre as curiosidades sobre Anne Frank
A Anne Frank era uma garota judia, que morava na Holanda com sua família. Com o aumento da perseguição nazista, seu pai decidiu que eles se esconderiam em um anexo secreto da sua empresa (mais tarde, uma família passa a morar com eles e Anne acaba se apaixonando pelo filho do casal, Peter). De 12 de junho de 1942 a 1º de agosto de 1944, Anne ficou confinada com sua família e registrou sua experiência em um diário. Nele escreveu sobre o dia-a-dia, suas angústias, paixões e sonhos de uma adolescente.
Esconderijo (colorido) na empresa de Otto Frank onde ficaram escondidos
Para receberem mantimentos e outras necessidades, contaram com ajuda de amigos
Maquete do esconderijo
Quando foram descobertos, os soldados nazistas os mandaram direto para um campo de concentração na Alemanha. A Anne sofreu muito lá, e é muito triste ver ela sofrendo( :´(( ).O único da família que sobreviveu foi o Otto Frank(pai dela). O sonho de Anne Frank era ser escritora. O pai, como uma forma de homenageá-la e fazer não esquecer o horror do Nazismo, lançou seu diário como um livro. E a Rebeca da minha turma transcreveu a sinopse do livro dela para vocês conhecerem melhor:
“Ele destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida
incomum, a transformação de menina em mulher, o despertar do amor, a fé
inabalável, e revela a rara nobreza de um espírito amadurecido no sofrimento.
Um retrato de menina por trás do mito.”
Réplica do Diário de Anne Frank
Nós no SENAC
A exposição lá legal. Eu, a Dani, Rebeca, Gleydson, Sukonis, Sebastian, Guilherme, incluindo a Natália e a Carina fomos lá. Lá fala sobre a Anne, as 15 curiosidades sobre ela, onde ela se escondia, e o diário dela. E no auditório de lá, vimos quem são os responsáveis pela exposição e cantaram uma
paródia sobre a Anne na exposição. Nossos colegas gostaram bastante. Veja algumas opiniões:
Danielle Jordão: "No SENAC tivemos a experiência de ler e ver curiosidades sobre a Anne Frank, a maquete de seu esconderijo, a réplica do seu diário, um enorme mural com 15 curiosidades sobre ela e conversamos com um monitor. Vimos também a estrela que os judeus eram obrigados a usar, um capacete de um soldado da Segunda Guerra e um passaporte com o carimbo nazista"
Gleydson Castro: "Quando eu e meus amigos da escola saímos para visitar a exposição da Anne Frank no SENAC no dia 23/10/2015 eu não sabia nada sobre ela, mas confesso que quando cheguei lá aprendi várias coisas e vi como ela (e os judeus) sofreu com a perseguição nazista. Naquele dia e eu meus colegas tivemos um dia muito legal por estar aprendendo uma coisa muito importante para nossos estudos".
Passaporte alemão com carimbo nazista
No Dia Interativo, assistimos o filme "Minha Querida Anne Frank" (trailer mais abaixo). O Lucas da nossa sala escreveu um pouco sobre o filme, que é bem emocionante:
"Anne Frank foi perseguida e sofreu muito, junto com sua familia e amigos por serem judeus, o único sonho dela era ser escritora, ela tinha um futuro promissor, ate o momento em que os judeus foram encarados como o problema na sociedade,
mas mesmo nos seus piores momentos ela não abandonava os seus sonhos e o amor que sentia pelas pessoas. Sua familia se esconde dos soldados, mas acabam sendo descobertos e levados ao campo para viver com outros judeus e claro que a vida la não foi facil. Apesar de todas agressões e maltratos que os judeus sofriam, eles ainda tinham esperança e solidariedade com eles mesmos, a Anne e a irmã acabaram morrendo com uma doença que as infectou no campo".
E é isso galera. Não se esqueçam de comentar sobre o nosso passeio na exposição.
Até logo e não se esqueçam:Nunca julgue uma pessoa pela religião que possa ser.
O texto e vídeo são muito bonitos, gostei da parte em que o Fran explica um pouco sobre a Anne Frank. E o vídeo eu gostei pois, esclarece mais o texto dele, que já ficou bem fácil de entender. Parabéns!! Mariana.
Aquela época do nazismo deve ter sido horrível, os judeus sofreram muito, e essa menina só queria ter uma vida normal e ser escritora mas não conseguiu. E imagino como foi difícil ficar naquele esconderijo, sem poder sair.
Só por causa desse texto, faço questão de assistir o filme. Ver o sofrimento tanto no trailer tanto no texto, e ter assistido o filme 'O Menino de Pijama Listrado', saber a situação e a forma que os matavam (Pelo filme, os judeus eram socados dentro de uma sala, com ordem para irem tomar banho, os nazistas jogavam pólvora neles e depois um líquido inflamável..). Enfim, muito triste. Ótimo texto!!!!!
Eu achei interessante quando falou que Anne Frank foi perseguida e sofreu muito, junto com sua familia e amigos e mesmo assim não deixou de acreditar que seu sonho... isabella caetano
gostei muito do texto e adorei o trailer porque achei muito interessante pelo foto de que enne foi perseguida pelos nazistas e mesmo assim nunca deixou de acreditar (Danilo)
Esse Hitler não pensava direito no que fazia, olha quantos sonhos ele destruiu só porque as pessoas eram judias ou negras ele mandava matar. Pelo menos a Anne deixou essa fonte histórica para a gente estudar. Gostei muito que vocês colocaram a opinião de vocês no texto. Muito Legal.
Os comentários do blog são moderados. Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo. Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.
O texto e vídeo são muito bonitos, gostei da parte em que o Fran explica um pouco sobre a Anne Frank. E o vídeo eu gostei pois, esclarece mais o texto dele, que já ficou bem fácil de entender.
ResponderExcluirParabéns!! Mariana.
Aquela época do nazismo deve ter sido horrível, os judeus sofreram muito, e essa menina só queria ter uma vida normal e ser escritora mas não conseguiu. E imagino como foi difícil ficar naquele esconderijo, sem poder sair.
ResponderExcluirSó por causa desse texto, faço questão de assistir o filme. Ver o sofrimento tanto no trailer tanto no texto, e ter assistido o filme 'O Menino de Pijama Listrado', saber a situação e a forma que os matavam (Pelo filme, os judeus eram socados dentro de uma sala, com ordem para irem tomar banho, os nazistas jogavam pólvora neles e depois um líquido inflamável..). Enfim, muito triste. Ótimo texto!!!!!
ResponderExcluirEu achei interessante quando falou que Anne Frank foi perseguida e sofreu muito, junto com sua familia e amigos e mesmo assim não deixou de acreditar que seu sonho... isabella caetano
ResponderExcluirgostei muito do texto e adorei o trailer porque achei muito interessante pelo foto de que enne foi perseguida pelos nazistas e mesmo assim nunca deixou de acreditar (Danilo)
ResponderExcluirEsse Hitler não pensava direito no que fazia, olha quantos sonhos ele destruiu só porque as pessoas eram judias ou negras ele mandava matar. Pelo menos a Anne deixou essa fonte histórica para a gente estudar. Gostei muito que vocês colocaram a opinião de vocês no texto. Muito Legal.
ResponderExcluirAnderson Bueno
O texto está muito bom, e a imagens também. No dia da exposição os alunos tiveram uma experiência muito boa. Parabéns. Gleydson
ResponderExcluir