quinta-feira, 21 de maio de 2015

PRINCIPAIS PENSADORES ILUMINISTAS E SUA INFLUÊNCIA NA AMÉRICA

Escrito por Chayenne e Luana - 8º ano

       O Iluminismo foi um movimento cultural iniciado na França no século XVIII. Este movimento defendia a razão como forma de se entender o mundo, ou seja, era uma maneira de questionar a religião católica (que dominava a sociedade) e também o sistema de governo. 
       Os pensadores iluministas entendiam que o pensamento racional deveria substituir qualquer crença e obediência cega ao governo. Muitos defendiam a ideia de que todos os seres humanos são iguais pois nascem sem maldade e ambição. Essas ideias influenciaram muito a Independência das Treze Colônias (que se tornaram os Estados Unidos) bem como revoltas nas colônias portuguesas e espanholas. Aqui no Brasil, as Inconfidências Mineira e Baiana são grandes exemplos. Assim como nas Treze Colônias, os colonos do Brasil não estavam contentes com os altos impostos e os outros abusos cometidos por Portugal.

A Inconfidência Mineira não levou o Brasil à Independência, porém criou um herói!

A Independência das Treze Colônias foram muito influenciadas pelas ideias iluministas
 Essas ideias de liberdade e questionamentos chegaram nas colônias a partir dos filhos de membros da elite que iam estudar na Europa. 
      Os burgueses foram os maiores privilegiados do Iluminismo. Apesar de terem recursos financeiros, esse grupo social pagava altos impostos, assim como o restante da população. Os membros da Igreja Católica e a nobreza não pagavam impostos e, com frequência, os valores eram aumentados. O Iluminismo surge com ideias que pregavam a liberdade comercial e política em relação ao governo. Pensadores como Adam Smith defendiam o livre comércio, sem a interferência do poder do Estado.

Percebemos que estas ideias modificaram a vida da sociedade da Europa e as colônias na América, influenciando na sua independência (e também na Constituição dos países). Os principais pensadores iluministas sao John Locke(1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo, ou seja, pela experiência;Voltaire (1694-1778) defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), defendia a ideia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; Montesquieu (1689-1755) defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época. 
Em decorrência do Iluminismo podemos perceber os reflexos da democracia ocorrendo assim na atualidade com o seu modo de pensar.

Referências Bibliográficas:

Apostila Positivo - História - 8º ano;
http://www.suapesquisa.com/historia/iluminismo/ http://www.brasilescola.com/historia-da-america/o-iluminismo-nas-americas.htm http://csjd-historia.blogspot.com.br/2013/02/influencia-do-iluminismo-na- america.html#!/2013/02/influencia-do-iluminismo-na-america.html http://www.suapesquisa.com/biografias/voltaire.htm http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/30/artigo219548-1.asp

13 comentários:

  1. O texto ficou de fácil entendimento sobre o movimento do iluminismo e sobre as ideias de Jonh Locke e Voltaire. Parabéns.
    Mariana-7ºano

    ResponderExcluir
  2. Olha gente eu gostei muito, pois era um tema que eu não sabia. Gostei do exemplo que vocês dão sobre John Locke e Voltaire. Afinal o Iluminismo é importante até hoje, no jeito de criticar as coisas que vemos de errado, porque naquela época as pessoas se contentavam com oque tinham.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o 'Voltaire'. Discordo muito dos pensamentos e falas de algumas pessoas, mas não é por isso que não as defenderei.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o 'Voltaire'. Discordo muito dos pensamentos e falas de algumas pessoas, mas não é por isso que não as defenderei.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Defendo o pensamento de "Rousseau" porque todos tem o direito a adiquirir oque querem ter

    ResponderExcluir
  6. Vinicius de Lima Rodes28 de maio de 2015 às 18:36

    texto bem resumido e bem explicado, a parte me chamou atenção foi que naquela época os membros da igreja católica e a nobreza não pagavam impostos, e também gostei da parte que os pensadores iluministas entendiam que o pensamento racional deveria substituir qualquer crença e obediencia cega ao governo.

    ResponderExcluir
  7. bom, gostei da parte q o movimento cultural e uma forma de critica a igreja catolica

    ResponderExcluir
  8. Entendi sobre as pessoas que não aguentam salários muito altos.
    Depois protestaram,e tem que protestar mesmo.Viva a Razão!!!
    Francisco Rolin
    9 ano

    ResponderExcluir
  9. parabéns texto ótimo, gostei da parte que vocês falaram que as ideia influenciaram a vida social do povo europeu, como em muitos outros momentos históricos o povo se expressava através da manifestações

    ResponderExcluir
  10. Muito bom texto, citaram vários pontes tevês partes que vocês falaram e nem me lembro kkkk mas muito bom e pelo que eu vi o pessoal tem varias opiniões diferentes pois cada um defende um né muito legal ver o que cada um defenderia.

    ResponderExcluir
  11. isa caetano 16 de junho de 2015 15:0016 de junho de 2015 às 15:03

    parabens,muito bom o texto,gostei muito,e ta bem fácil de se assimilar (entender)

    ResponderExcluir

  12. o texto está muito bom fala da vida social do povo europeu.Mas eu concordo co a Caetano,o texto está muito claro.
    aluno:Gabriel Sukonis 6 ano

    ResponderExcluir
  13. Principais pensadores iluministas e sua influência na América e um tema muito importante para aprendermos.

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.