quinta-feira, 7 de maio de 2015

HERANÇAS DA REPÚBLICA VELHA BRASILEIRA


Escrito por Gleydson Castro e Luana Rodrigues - 9º ano

Em 1889, o Brasil se torna república. Até 1930, vivemos um período chamado de República Velha, caracterizado pela prevalência dos interesses políticos de pequenos grupos.Nesta época, vários problemas como as fraudes nas eleições e a corrupção já existiam. Podemos dizer que ainda somos um país republicano jovem, que ainda tem muito o que aprender.

A República Velha primeiro foi governada por militares. Embora o governo devesse ser democrático, pessoas do exército brasileiro que assumiram o poder: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Quando o poder passou passou para as mãos dos civis, no governo de Prudente de Morais, o governo era mais especificamente para os grupos oligarcas de São Paulo e Minas Gerais.
Inicia-se a República do Café-com-Leite, a maioria dos presidentes desta época eram de Minas Gerais e São Paulo. Estes dois estados eram os mais ricos da nação e os presidentes, oriundos das elites mineiras e paulistas, acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café (paulista) e o leite (mineiro). Daí o nome República do Café-com-Leite. Aliás, a República do Café- com-Leite foi uma das características da República Velha. Ao favorecer a região sudeste, as outras regiões acabaram sendo abandonadas. A política do Café-com- Leite sofreu críticas de empresários ligados à indústria (área que estava se expandindo naquele período).


A República Velha divide-se em 2 períodos:

1º) República da Espada: tem esse nome, pois foi o momento histórico em que o Brasil foi
governado por 2 militares: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.
2º) República das Oligarquias: período que vai da eleição de Prudente de Morais até a Revolução de 1930 (liderada por Getúlio Vargas).
  O sistema republicano está dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. No Brasil, adotamos também o presidencialismo, no qual o mandato do presidente está fixado em 4 anos. Na época da República Velha, eleições passaram a ser diretas, porém, o voto era aberto (e não secreto). Podiam votar os maiores de 21 anos que não fossem analfabetos, mendigos, soldados ou membros de ordens religiosas; as mulheres não tinham direito ao voto. A seguir algumas charges relatando um pouco como aconteciam as eleições:


Obrigados a votar em quem o poder queria



Como podemos observar, o governo tem um jeito de manipular as pessoas através de vários critérios. Hoje em dia o governo dá muitos recursos (por exemplo: o bolsa família) quando está chegando as eleições eles são os próprios a jogar na cara das pessoas que ajudam dando um cartão para matar a fome da população, mas esquecem de falar que esse dinheiro vem dos nossos próprios bolsos!
Nos dias de hoje... Mudou muita coisa?
Podemos ver algumas coisas que não mudaram muito na política de hoje em dia comparando com antigamente. Um exemplo é o coronelismo, ele acabou para dar entrada ao voto de obrigação, na mesma base coronelista, o povo passa a ter medo de perder emprego, benefícios. Mesmo com o voto secreto ainda existe o medo... Hoje em dia eles não são obrigados a votar em apenas certos políticos, mas são controlados como marionetes de várias formas.
Com a chegada de Getúlio Vargas à Presidência da República, o coronelismo deixou de existir em várias regiões do Brasil. Apesar disso, ainda hoje existe a prática da compra de votos e fraudes eleitorais.
O vídeo abaixo é de uma música sobre o assunto: fala sobre o Brasil e nossa república e faz uma crítica bem forte. É para nós darmos risadas ou chorar pela tragédia que está acontecendo? Uma tragédia que sempre existiu e se agrava cada vez mais!



Referências Bibliográficas:
Apostila Positivo/ História/ 9º ano - 1º Bimestre

20 comentários:

  1. Na parte em que vocês falaram sobre as divisões eu não entendi,porém quando falaram do voto não secreto ficou mais claro.O texto ficou muito bom tirando a parte das divisões.
    Parabéns ao grupo.
    Mariana 7º ano

    ResponderExcluir
  2. Na parte em que vocês falaram sobre as divisões eu não entendi,porém quando falaram do voto não secreto ficou mais claro.O texto ficou muito bom tirando a parte das divisões.
    Parabéns ao grupo.
    Mariana 7º ano

    ResponderExcluir
  3. Fico muito bem explicado,e tem muitas informaçoes,parabens

    ResponderExcluir
  4. o texto ficou muito bom mais com alguns erros repetir palavras como (passou)
    tinha coisas no texto que eu não sabia que é o governo de café com leite por causa dos estados de São Paulo que era uns dos mais ricos
    Chayenne 8 ano

    ResponderExcluir
  5. O texto está muito bom pois tem algumas palavras que não entendi mais está muito bom e também gostei dessa parte do café e leite que era um dos mais ricos
    Pedro Henrique 8 ano

    ResponderExcluir
  6. O texto ficou super legal, bem explicado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da comparação do Brasil com os jovens sem experiência, a única diferença é que os jovens tem alguém para ensinar já o Brasil...
    E realmente é para rir ou para chorar

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da comparação do Brasil com os jovens sem experiência, a única diferença é que os jovens tem alguém para ensinar já o Brasil...
    E realmente é para rir ou para chorar

    ResponderExcluir
  9. Vinicius de Lima Rodes11 de maio de 2015 às 20:39

    Texto bem explicado, o Brasil tem tudo pra ser um ótimo país, mais infelizmente, a nossa política vem piorando e pelo jeito vai piorar cada vez mais. A música resumi bem o que o nosso país esta vivendo.Infelizmente ainda existe pessoas que se vende por um voto.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante este texto tudo o que ocorria antigamente, voltou a tona, É pra rir ou para chorar o povo na manifestação estava pedindo Ditadura Militar sendo que nem sabem o que é isso!!!!

    ResponderExcluir
  11. Se for tratar de política, prefiro sair do Brasil! 'O' governo ruim!!!! Desculpe se alguém é a favor do PT, mas que a coisa ta feia, ta!
    O texto está muito bom!! Parabéns!!!!!

    =D =D=D=D=D=D Bia Yasmim =D=D=D=D=D=D=D

    ResponderExcluir
  12. Gostei do que eles fizeram,sobre fraudes,ditadura,e tudo mais.
    Gostei do vídeo também.E a coisa vai ficar preta!Vou fugir do Brasil para o Portugal
    antes que a coisa vai engrossar.=)
    Francisco Rolin do Couto
    8ª Série/9º Ano

    ResponderExcluir
  13. Texto muito interessante, o Brasil bem que podia melhorar, que democracia. O vídeo bem legal, está tudo muito bom de entender, parabéns

    ResponderExcluir
  14. O texto está muito bom, para que nos sabermos sobre a corrupção no Brasil e os três poderes :executivo, legislativo e judiciário.

    ResponderExcluir
  15. Meu deus esse texto Luana!
    Então a musica muito boa que o gleydson procurou tem um som e uma batida legal que informa muita coisa sobre o Brasil, só acho que poderia comentar mais sobre a democracia de hoje em dia.

    Danee J.

    ResponderExcluir
  16. Já aviamos comentado de desse titulo achei interessante as imagens que falaram do voto não secreto
    Letícia Quirino 6ºano

    ResponderExcluir
  17. Gostei do texto, e realmente o governo consegue manipular as pessoas

    Gustavo 6º ano

    ResponderExcluir
  18. gostei ,que o governo manipular pessoas de varios crterios

    ResponderExcluir
  19. eu intendi que o governo falava que ia dar a bousa familha mas na verdade nao dava nada. ficou muito bom. (Pedro Henrique Almeida 6ano

    ResponderExcluir
  20. texto muito interessante, realmente fala da verdadeira realidade do brasil, é como dizem é para rir ou para chorar pois a politica mais piorou a situação do que ajudou, parabéns pelo texto

    ResponderExcluir

Leia antes de fazer o seu comentário:

Os comentários do blog são moderados.
Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
Comentários no modo anônimo serão publicados desde que o usuário identifique-se na mensagem.